domingo, 1 de abril de 2012

Um folar para o padrinho...

Desde há alguns anos que tenho por hábito planear, executar e entregar um folar ao meu padrinho a acompanhar as flores típicas do Domingo de Ramos que ofereço à madrinha.

Como sei que o meu padrinho é um grande apreciador de carnes o folar de chaves mostra-se, quase sempre, como a opção que antecipa o padrinho mais contente e satisfeito.

Aqui está o resultado deste ano...

Folar de Chaves (a foto é de quando ela estava ainda a levedar, depois de montada):



Este ano decidi simplificar as coisas... comprei farinha para pão brioche e as carnes que melhor me pareciam compor um folar deste tipo (neste caso comprei moira, chourição, paio, fiambre e mortadela).


Em casa, foi só preciso colocar a farinha na máquina do pão no programa "massa" e esperar que a mistura amassasse e levedasse sem que eu tivesse trabalho com isso.  


Quando o programa acabou foi só estender a massa em rectângulo, colocar por cima uma camada bem generosa de carnes. Depois, dividi (mentalmente) a massa em três e dobrei o terço de massa da esquerda sobre a do meio... coloquei novamente uma camada generosa de carnes por cima desta dobra e dobrei, finalmente, o terço da direita por cima dos restantes.


Pincelei com ovo e deixei levedar (aconselho que não se passe esta etapa... a massa cresceu ainda um bom pedaço)... levei, depois, ao forno a 180º por + ou - 45 min.


:) ficou bem bonita, pelo menos... saborosa ainda não sei :D

1 comentário: