domingo, 10 de junho de 2012

Torta de cenoura e côco :p

Mas porque é que as minhas tentativas com a cenoura (e com os pudins) nunca ficam com o aspecto que era suposto?! É que quando eu vi esta receita no http://7gramas-de-ternura.blogspot.pt/ fiquei rendida ao aspecto desta torta, mas a minha não ficou nada parecida!

Bem, um dia ainda ei-de descobrir o que ando a fazer de errado (neste caso, parece-me que deixei cozer um bocadinho demais no forno) :D

Torta de cenoura e côco (metade da receita original):



3 ovos
250g de cenoura cozida
150g de açúcar
2 1/2 c. (sopa) de farinha
2 c. (sopa) de côco ralado
1/2 c. (café) de fermento

Cozi a cenoura e ralei-a com um esmagador de batatas. Coloquei-a a escorrer num coador. Entretanto liguei o forno e untei um tabuleiro de forno com manteiga e forrei com papel vegetal (é importante voltar a untar com manteiga e polvilhar com farinha porque a massa fica muito colada). Separei as gemas das claras e comecei por bater as claras em castelo que depois reservei. Depois, bati as gemas com o açúcar até dobrar de volume e juntei-lhes a cenoura.
Adicionei, então, as claras e a farinha (alternadamente), o côco e o fermento. Coloquei a massa na forma e levei ao forno (180º) durante 30 minutos (vi aos 20 min. e o palito ainda parecia sair húmido, mas se fosse agora não deixava estar os 30').
Desenformei sobre um pano polvilhado com açúcar em pó, enrolei com a ajuda do pano e deixei arrefecer nesse mesmo pano. Coloquei  numa travessa e decorei com côco ralado.


Ah, a cenourinha é resultado da mini-horta do meu pai :p

Sem comentários:

Enviar um comentário