sábado, 31 de março de 2012

Mais um almoço debaixo do guarda-sol :)

A minha mana diz que parece paella... para mim é arroz salteado :D 


Das minhas receitas preferidas :) ... é extremamente rápido (20 min.) e delicioso! Habitualmente junto sempre caril porque deixa o (pouco) molho cremoso e porque adoro a cor (por isso a parecença com a paella)!

Comecei por fazer o refogado para o arroz num tachinho à parte (sim... eu faço o arroz à parte... já experimentei das duas formas mas gosto mais assim... talvez porque assim enquanto o arroz coze o resto também fica pronto).  Entretanto cortei os legumes: desta vez usei pimento vermelho e beringela. Coloquei o arroz e temperei com sal. Depois, comecei a saltear os cogumelos em azeite e juntei os legumes já cortados. Temperei bem o salteado (sal, pimenta, pimentão doce e caril) . Juntei, por fim, frango desfiado (que sobrou de um assado) e o arroz já pronto para que ficasse bem misturado com o resto e ganhasse aquela cor bonita.

Pronto!!!

quarta-feira, 28 de março de 2012

O jantar de ontem...

Ontem tinha planeado comprar peixinho fresco mas afinal chegamos a casa mais tarde e acabamos por nos render ao peixe congelado...

Mais uma refeição a 4 mãos, mas desta vez as outras duas eram as mãos da minha mãe :p


Pataniscas de bacalhau com arroz tomate e legumes



terça-feira, 27 de março de 2012

Se tens limões faz limonada...

... se fizeste puré aproveita o caldo :D
Ainda se lembram do meu puré de ontem? pois é... fazer puré implica "deitar fora" uma grande quantidade de água super saborosa (a água de cozedura dos legumes)... desta vez lembrei-me a tempo, lavei a minha garrafa e enchi com este caldo...  agora no frigorífico, está pronto para servir de caldo nas próximas refeições (dá sabor e aproveitamos os nutrientes nos fazem tão bem e que íamos desperdiçar)!!



segunda-feira, 26 de março de 2012

O almoço de 2a feira :)

Nesta altura do ano há coisa que saiba melhor do que almoçar debaixo de um guarda-sol? Sabe tão bem...
Hoje o almoço foi partilhado... a mana estava a fazer um filetes de pescada... eu a fazer um puré de batata, cenoura e abóbora... juntamos tudo e deu um belo de um almoço :)


Huuummmm!!

Bom início de semana :p

domingo, 25 de março de 2012

Ementa Semanal :p

Esta semana sempre tenho a ementa semanal programada como era suposto :D eheh... aqui fica...



Uma boa semana e bons cozinhados :)

O jantar de 6a feira :)

Tal como havia programado, o jantar de 6a feira foi arroz de peixe... aqui fica o registo fotográfico.

Arroz de Garoupa e Camarões:


O prato leva 4 ingredientes principais: garoupa, camarões, tomate e arroz. Eu comecei por refogar cebola em azeite. Depois, juntei uma lata de tomate pelado e abóbora (a abóbora dá um gosto especial ao molho de tomate, fica mais grosso e macio...). Deixei cozinhar um pouco e passei com a varinha mágica. Acrescentei um repolho (da fantástica mini-horta) cortado bem fininho. 5 min depois juntei a garoupa e o arroz (carolino). Temperei (sal, pimenta, louro, piri-piri, vinho branco e pimentão doce). Quando o arroz parecia estar a ficar pronto juntei os camarões para que cozessem só alguns minutos.

Ficou delicioso... muito bem apurado :)

Bom resto de fim de semana :p (ainda hoje publico a ementa para esta semana)

sábado, 24 de março de 2012

O almoço de 6a feira...

O almoço de 6a feira foi bem simples mas saboroso e em muito boa companhia :)



Sim... quando não tenho ideias melhores faço uma bruschetta :p

Esta fiz assim: 
Barrei a tosta com uma mistura de levedura de cerveja e azeite (sou maluca por esta mistura desde que a minha mana ma apresentou... originalmente leva para além destes dois ingredientes sementes de sésamo torradas... é uma delícia para molhar com pãozinho ou tostas... um vício!!), uma fatia de queijo, cogumelos salteados (e bem temperados) e um ovinho frito (o meu é o da direita... com a gema molinha... para escorrer pelo pão :p).

Juntamos a isto uma sopinha... e soube mesmo bem!

Bons almoços... partilhados com boas companhias :)

sexta-feira, 23 de março de 2012

A ementa que ficou por publicar...

Esta semana não consegui criar uma ementa semanal... queria criar uma ementa bem saudável mas não consegui planeá-la por falta de inspiração... acabei por ir decidindo dia a dia... o resultado não foi saudável como eu queria (previsível quando não há planeamento) mas fica aqui para inspirar (ou não) alguém que (como eu) se encontre com dificuldades em planear a próxima semana :p


segunda-feira, 19 de março de 2012

Coisas que sabem bem :)

Ir à mini-horta do meu pai buscar um repolhinho (que ainda noutro dia semeávamos) para a sopa:



Esta vai saber ainda melhor :)



domingo, 18 de março de 2012

Algumas das receitas da semana...


Um bom almoço: hamburguers de frango (daqueles que se compram congelados) com beringela recheada e um ovinho frito em azeite.

Uma boa surpresa para o lanche: biscoitinhos de chocapic perfeitos (receita que retirei do site da nestlé: http://saboreiaavida.nestle.pt/cozinhar/detalhereceita.aspx/a10644/receita-bolachas-de-chocapic).

Um jantar preparado pela mãe: alheira com arroz de legumes.

Um petisco para piquenique: bola de carne.


:) Bom resto de fim-de-semana!!

domingo, 11 de março de 2012

Ementa Semanal :)

Aqui fica a ementa para esta semana... 



Para além do prato principal haverá sempre lugar para a sopa e legumes a acompanhar...

Bom restinho de fim de semana :p

quinta-feira, 8 de março de 2012

Uma semana saudável... será?!


Pois é... já há algum tempo que andava a pensar que o planeamento de ementas semanais podia ter mais utilidades do que aquelas que eu aproveitava... Por isso mesmo, no planeamento das ementas para esta semana procurei que a antecedência com que decido os jantares cá de casa pudesse fazer com que comêssemos de forma mais saudável.

E estava a tudo a correr bem... lembram-se do salmão com legumes na 2ª feira?! E na 3ª feira continuamos o percurso saudável com a perca em papelotes e quiche de legumes (receita a baixo)... O que estragou tudo foi a 4ª feira, os kebabs pediram (em vez das beringelas saudáveis e mesmo boas) umas batatinhas fritas :s Mas a verdade é que o pessoal adorou... desde as batatas (talvez porque é mesmo raro fazermos cá em casa), o pão pita, o recheio e principalmente o molho de alho... tudo feito em casa. Foi a primeira vez que fiz mas quero repetir muito em breve :p (pena não haverem fotos para documentar o momento e deixar o estímulo :D ).

Perca em papelotes com Quiche de legumes

Para ser bem saudável não quis usar massa folhada como base para a quiche... portanto usei uma receita que tinha selecionado numa pesquisa que fiz já há alguns dias na net (por isso não sei dizer de onde exactamente :s):

Base da Quiche:


150g farinha de trigo
3 c. (sopa) de flocos de aveia
3 c. (sopa) de azeite
1/2 copo de água

Juntei os 3 primeiros ingredientes e, por fim, a água. Mexi até formar uma bola sem pegar à mão (a minha precisou de um pouquito mais de farinha). Estendi a massa e forrei a forma de tarte.

Recheio da Quiche:



legumes a gosto (eu usei abóbora, couve-flor, alho francês, cenoura e repolho)
3 ovos
1 iogurte natural (eu usei com aroma e nem se notou)

Coloquei a abóbora e a cenoura num tacho com azeite. Quando a abóbora já estava molinha esmaguei-a. Juntei o resto dos legumes e um pouquinho de água. Temperei bem com sal, pimenta, cominhos e pimentão doce e deixei cozinhar.
Deitei o estufado na massa. Entretanto bati os ovos com o iogurte e cobri a quiche.

Forno a 180º por 30 min


Perca em Papelotes:


Cortei alguns quadrados de papel de alumínio. Coloquei em cada um uma posta de perca temperada com sal e alho. Reguei depois com um fio de azeite. Acrescentei umas tiras de cenoura e couve-flor previamente estufada. Polvilhei com pimentão doce e fechei os alumínios.

Forno a 180º por 30 min (ao mesmo tempo que a quiche)


No final ficou assim:



... saudável e muito saboroso :)



Têm assim receitas que mesmo sendo saudáveis conquistem as bocas lá de casa?

beijinho e bons cozinhados

terça-feira, 6 de março de 2012

Almoço com preguiça :)

Almoço com preguiça... sim... isto de almoçar sozinha tem destas coisas... não dá vontade de fazer um almoço mais composto sendo só para mim.

Hoje a solução foi uma Tosta de manteiga de alho com ovos escalfados:



fatia de pão
manteiga
alho
2 ovos
queijo da ilha (adoro este queijo na comida)
sal, pimenta e pimentão doce

Primeiro torrei a fatia de pão. Enquanto esperava escalfei dois ovos. No pão já tostado barrei a manteiga previamente derretida e misturada com o alho picado. Coloquei por cima os ovos e o queijo da ilha ralhado na altura e temperei com um pouquinho de sal, pimenta branca e o pimentão doce.

Hum.... a gema do ovo a escorrer pelo pãozinho... muito bom :p

segunda-feira, 5 de março de 2012

Mais uma receita de salmão... :p

Tal como tinha decidido, hoje o jantar foi salmão... 

sim... continuo sem ser a fã nº1 deste peixe mas, por isso mesmo, tenho feito por encontrar formas de gostar de comer salmão :) hoje funcionou...

Salmão e legumes no forno:



Coloquei as postas de salmão numa grelha em cima do tabuleiro do forno... temperei com sal, pimenta, vinagre balsâmico e pimentão doce. Por cima do salmão coloquei fatias de ananás (uma combinação a repetir). Numa assadeira pequena coloquei um pouco de azeite, alho e louro e, pouco depois, legumes (a gosto) com cogumelos e ananás.

Ficou muito bom :p

(De qualquer forma ainda não me dou por contente com as receitas que tenho experimentado... :p ainda à procura de mais e melhor :D )

domingo, 4 de março de 2012

sexta-feira, 2 de março de 2012

Uma sobremesa deliciosa :)

Hoje a Joana Roque (http://paracozinhar.blogspot.com/) "deu cabo de mim" com a receita que postou logo de manhã... mal a vi decidi que tinha de a provar... e assim fiz....




Ainda durante a manhã fui prá cozinha e meti "mãos à obra"... depois de almoço já estava prontinho a ser comido... acompanhou o café... estava uma delícia :D

A receita (da Joana Roque):

3 ovos
o peso dos ovos em açúcar
o peso dos ovos em farinha com fermento
2 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de côco ralado
125g de manteiga

300 ml de leite
côco para polvilhar

Bater a manteiga e o açúcar até ficar um preparado cremoso. Adicionar as gemas e o leite e misturar tudo.
Bater as claras em castelo e misturar a farinha com o côco. Alternadamente juntar as claras e a farinha com o cõco  à mistura das gemas.
Depois, untar uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhar com farinha. Colocar a mistura na forma.

Forno a 180ºC durante 40 minutos ou técnica do palito.

Deixar o bolo arrefecer dentro da forma, picar com o palito e regar com os 300 ml de leite  bem aquecidos. Apesar de parecer que vamos afogar o bolo, o leite é todo absorvido :p
Desenforma-se e polvilha-se com côco ralado... e PRONTÍSSIMO!

(o meu bolo acabou por ter 6 gemas porque as primeiras claras não bateram... então bati novas claras mas não consegui desperdiçar as gemas... ficou óptimo na mesma como se pode ver e como eu pude comprovar na prática :p )